Naciones Unidas

Planejamento para o desenvolvimento nos 60 anos do ILPES

Os primeiros 15 anos (1962-1977): a institucionalização do planejamento do desenvolvimento econômico e social

Durante o primeiro período do ILPES, os programas de treinamento se concentraram no treinamento de pessoal especializado em planejamento de desenvolvimento econômico e social na região, especificamente nas áreas de planejamento global, agrícola, industrial, do setor público e orçamentário, entre outras. O objetivo era treinar planejadores capazes de conduzir processos técnicos e institucionais complexos e depois transformá-los em sistemas que contribuíssem efetivamente para refinar e orientar as decisões políticas de desenvolvimento econômico e social. Durante esta etapa do ILPES, o treinamento foi orientado para a preparação dos profissionais latino-americanos nos aspectos teóricos e práticos relacionados ao processo de planejamento e na análise dos problemas de desenvolvimento econômico e social, bem como na pesquisa e métodos de ação ligados a este processo.

O Curso Básico (o nome do curso básico de planejamento ILPES) formou o núcleo de todas as outras atividades de treinamento (cursos intensivos sobre problemas de desenvolvimento e planejamento, cursos especiais sobre tópicos específicos e colaboração com universidades). O objetivo era combinar a análise do processo de desenvolvimento com o exame de técnicas de planejamento, tanto em nível teórico como em termos de instrução prática em procedimentos diagnósticos, formulação de projeções e programas e elaboração de políticas públicas. Metodologicamente, o ensino do curso básico de nove meses foi estruturado de forma a produzir um planejador integral, com amplo conhecimento conceitual e instrumental das técnicas de planejamento, que pudesse analisar os problemas concretos do desenvolvimento e da política econômica latino-americana, interpretar e opinar sobre planos setoriais, orientar e discutir o problema da formulação e avaliação de projetos específicos, enfrentar situações impostas pela situação atual e oferecer alternativas estratégicas.

Curso de Capacitación del ILPES en Materia de desarrollo EconómicoCurso de Capacitación del ILPES en Materia de desarrollo Económico: formación común

Fuente: CEPAL. ILPES (1962). Prospecto del Curso Básico para el período 1962/63. (INST/7 (CAP/1))

A preocupação com as questões sociais do desenvolvimento levou o Instituto a desenvolver um segundo tipo de cursos (especiais), abrangendo planejamento sanitário (em colaboração com o Escritório Sanitário Pan-Americano entre 1962 e 1970), moradia, educação (em colaboração com a UNESCO entre 1962 e 1967), recursos humanos, entre outros.

Nas duas décadas seguintes, o Instituto continuou a oferecer cursos básicos em planejamento de desenvolvimento, fazendo as modificações e acréscimos que mudanças nas realidades econômicas e sociais requeridas, e através da integração do programa de treinamento com o trabalho de pesquisa e consultoria do Instituto. O ILPES acumulou uma rica experiência em muitos campos do planejamento em quase todos os países da região, que colocou a serviço do programa de treinamento para planejadores. A estreita troca entre consultoria, pesquisa e treinamento proporcionou uma fonte constante de alimento para as atividades do Instituto, e é uma característica do ILPES até os dias de hoje. No período inicial, ela proporcionou uma base fértil e significativa dentro da escola de pensamento CEPAL e ILPES que contribuiu para que muitos dos materiais e metodologias desenvolvidos pelo ILPES fossem integrados aos programas de treinamento das universidades latino-americanas.

Uma mudança importante no curso de planejamento básico durante este primeiro período foi mudar a metodologia de palestras em sala de aula para mais conteúdo de palestras, mesas redondas e a conclusão de estudos de caso pelos participantes, juntamente com especialistas de diferentes divisões da CEPAL e do ILPES. Também no nível substantivo, reconhecendo a importância de conciliar planejamento e política econômica de longo e curto prazo.   

No início dos anos 70, foram lançados cursos de planejamento de desenvolvimento regional, destinados a atender a um novo tipo de demanda decorrente do interesse dos países em enfrentar seus problemas econômicos e sociais através da análise regional e da organização do espaço econômico. Esses cursos foram propostos para estabelecer uma base conceitual para a discussão e esclarecimento dos principais problemas teóricos e práticos encontrados pelos países latino-americanos nas diferentes etapas do planejamento do desenvolvimento regional.

De fato, entre 1974 e 1977, os dois cursos centrais do ILPES foram denominados Planejamento de Desenvolvimento Regional e o Curso Básico de Planejamento e Política Econômica (ambos cursos de 6-7 meses).

Materiais de alguns cursos emblemáticos do período