Naciones Unidas

Planejamento para o desenvolvimento nos 60 anos do ILPES

Os primeiros 15 anos (1962-1977): a institucionalização do planejamento do desenvolvimento econômico e social

Durante seus primeiros 15 anos, a orientação e o trabalho do ILPES apoiaram significativamente a institucionalização do planejamento do desenvolvimento econômico e social na América Latina. Dotou os países da região de conhecimentos técnicos em planejamento, o estabelecimento e fortalecimento da organização institucional e técnica necessária para a programação do desenvolvimento econômico e social, a elaboração de planos e programas de desenvolvimento (e algumas estratégias de desenvolvimento de longo prazo) e na realização de estudos para melhorar o planejamento. 

Nesse período, apoiou especialmente a instalação da institucinalidade do planejamento na região: a organização de unidades de planejamento em diferentes níveis da administração pública - central, setorial, institucional, regional -, e a abertura de mais de 17 escritórios de planejamento na região.

Em seus cursos formou uma parcela da tecnocracia latino-americana - mais de 6.000 nesse período entre curso de planejamento central, cursos especiais/setoriais e cursos intensivos nacionais --, e por meio de suas consultorias transmitiu conhecimentos teóricos sobre desenvolvimento econômico e social e a forma de planejá-lo por meio do desenho, implementação e avaliação de políticas públicas. 

Publicações em destaque

Seleção de seminários dos primeiros 15 anos

Seminário sobre Aspectos Sociales del Desarrollo Regional (1969)

Organizado pela CEPAL, ILPES e Escritório de Cooperação Técnica em Santiago do Chile, 3-4 de novembro de 1969.

Cover Problemas del desarrollo social de América Latina

Problemas del desarrollo social de América Latina (1971)

Documentos de reuniones y conferencias (INST/S.6/L.7), Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Económica y Social (ILPES) Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL)

Experiencias y problemas de la planificación en América Latina: trabajos presentados al Seminario de Planificación (1974)

Seminário de Planejamento realizado em Santiago, Chile, de 17 a 21 de julho de 1972, sob os auspícios da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social (ILPES).

Serie Textos del ILPES-CEPAL| Siglo XXI editores.

Cover Serie Textos del ILPES

Planificación regional y urbana en América Latina (1974)

Seminário Internacional sobre Planejamento Regional e Urbano na América Latina, realizado em Viña del Mar, Chile, de 17 a 22 de abril de 1972, organizado pelo Instituto Latino-Americano de Pesquisa Social (ILDIS) e ILPES.

Serie Textos del ILPES | SigloXXI Editores.

Cover Cuadernos del ILPES No. 25

Planificación de corto plazo: la dinámica de los precios, el empleo y el producto (1977)

Conferência sobre Planejamento e Política Macroeconômica de Curto Prazo na América Latina em Isla Contadora, Panamá, 31 de outubro a 2 de novembro de 1975, organizada pelo ILPES, pelo Ministério do Planejamento e Política Econômica do Panamá e pelo National Bureau of Economic Research.

Cuadernos del ILPES No. 25