Naciones Unidas

Planejamento para o desenvolvimento nos 60 anos do ILPES

2015 até hoje: planejamento para o desenvolvimento sustentável

Como instrumento de gestão do desenvolvimento, o planejamento emerge desde 2015 como disciplina fundamental e meio para ajudar a formular e implementar estratégias nacionais voltadas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo na América Latina e no Caribe, em um horizonte convergente com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Aprovada no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, a Agenda 2030 estabelece um roteiro que os países acordaram para alcançar o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – econômica, social e ambiental – de forma equilibrada e integrada. Nesse contexto, entende-se que a finalidade do planejamento é contribuir para a construção do desenvolvimento, entendido como uma ideia coletiva do dever ser social, daquilo que a humanidade em geral e os diferentes grupos em que ela se organiza reivindicam para si mesmos como um ideal e uma visão de futuro. 

Desde 2015, o ILPES tem focado seu trabalho na análise do papel do planejamento na governança do desenvolvimento, interessando-se pelos desafios colocados pela gestão de sistemas de planejamento cada vez mais complexos e dinâmicos. Nesse sentido, se colocam os seguintes desafios de planejamento, em torno dos quais giram as ações do ILPES no apoio aos países da região, nos campos de estudos, cooperação técnica, capacitação, intercâmbio e aprendizadom entre pares: 

  • O dilema intertemporal, que se relaciona com as formas de definir e articular mecanismos dos diferentes horizontes temporais —longo, médio e curto prazo— do planejamento. 
  • Coordenação multiescalar, que diz respeito às formas de definição e aos mecanismos de articulação das diferentes escalas territoriais de planejamento para o desenvolvimento, local, subnacional, nacional e global. 
  • A conjugação entre o setorial e o integral, que se refere às formas de definição e aos mecanismos de articulação das abordagens especializadas e setoriais do planejamento, entre si e com respeito à perspectiva integral. 
  • A integração de múltiplos e diversos atores e agentes sociais nos processos de planejamento, que busca uma nova equação entre Estado, mercado e sociedade, de acordo com os objetivos de desenvolvimento inclusivo, sustentável e igualitário. 
  • Por fim, a transversalização da aprendizagem e a articulação entre planejamento e implementação que, por meio de sistemas de avaliação e monitoramento, acompanha os processos e como mecanismo de diálogo e retroalimentação. 

O território em suas diversas escalas (global, regional, nacional e subnacional) continua acompanhando as ações do Instituto como elemento chave na geração de novos consensos e políticas, pois revela a diversidade de contextos e atores e, portanto, a variedade de estratégias necessárias responder adequadamente à especificidade das situações e problemas de desenvolvimento. 

Publicações em destaque

Seleção de seminários (2015 até hoje)

Prospectiva en América Latina y el Caribe. Instituciones, enfoques y ejercicios / L.M. Cuervo (2014)

II Conferência sobre Planejamento do Desenvolvimento - Seminário, América Latina e Caribe até 2030: visão do mundo, visões continentais, Santiago, 24 e 25 de setembro de 2014.

Serie Seminarios y Conferencias 86 (LC/L.4194)

Cover Prospectiva en América Latina

Prospectiva en América Latina: aprendizajes a partir de la práctica / L.M. Cuervo y F. Guerrero (eds.) (2018)

III Conferência sobre Planejamento do Desenvolvimento - Seminário Internacional, As Metas de Desenvolvimento Sustentável e a construção de futuros para a América Latina e o Caribe, Santiago, 18 e 19 de maio de 2016.

Serie Seminarios y Conferencias 88 (LC/TS.2018/38)

Cover Serie Seminarios y Conferencias, N° 91

Planificación multiescalar, regional y local. Volumen I / L.M. Cuervo y M.del P. Délano (eds.) (2019)

Reunião de Peritos em Planejamento Multiespecífico e Desenvolvimento Territorial, Santiago, 15-17 de novembro de 2017.

Serie Seminarios y Conferencias, N° 91 (LC/TS.2019/53)

 

Cover Serie Seminarios y Conferencias, Nº 92

Planificación multiescalar: las desigualdades territoriales. Volumen II / L. M. Cuervo y M. del P. Délano (eds.) (2019)

Reunião de Peritos em Planejamento Multiespecífico e Desenvolvimento Territorial, Santiago, 15-17 de novembro de 2017.

Serie Seminarios y Conferencias, Nº 92 (LC/TS.2019/54)

Cover Serie Seminarios y Conferencias N° 93 (LC/TS.2019/61)

Planificación multiescalar: ordenamiento, prospectiva territorial y liderazgos públicos. Volumen III / L.M. Cuervo y M. del P. Délano (eds.) (2019)

Reunião de Peritos em Planejamento Multiespecífico e Desenvolvimento Territorial, Santiago, 15-17 de novembro de 2017.

Serie Seminarios y Conferencias N° 93 (LC/TS.2019/61)

Cover Serie Seminarios y Conferencias, N° 95 (LC/TS.2022/11)

Los desafíos de la planificación para el desarrollo en América Latina y el Caribe: algoritmos, metodologías y experiencias / L. M. Cuervo y M. Délano (eds.) (2022)

V Conferência sobre Planejamento para o Desenvolvimento - Seminário Internacional, 70 anos da CEPAL: Planejamento para o Desenvolvimento com uma Visão para o Futuro, Santiago, 22-23 de outubro de 2018.

Serie Seminarios y Conferencias, N° 95 (LC/TS.2022/11)

Cover del documento

Gobierno abierto y ciudadanía en el centro de la gestión pública: selección de artículos de investigación / A.Naser (coord.) (2021)

VI Jornadas de Planificación - Gobierno abierto y ciudadanía en el centro de la gestión pública, Santiago 1 de abril de 2020 (evento cancelado devido a pandemia).

Documentos de Proyecto (LC/TS.2021/114)