Naciones Unidas

Planejamento para o desenvolvimento nos 60 anos do ILPES

Década de 1990 (1990-2000): a gestão estratégica do Estado

À medida que se aprofundavam os programas de ajuste, os processos de reforma do Estado na América Latina e no Caribe responderam ao critério de “menos Estado”, e em toda a região foram promovidos processos simultâneos de descentralização, privatização, desregulamentação e terceirização do Estado ao setor privado. Como em outros períodos, as áreas substantivas do ILPES no período buscaram acompanhar os países nesses processos sob a égide da CEPAL, cujas publicações icônicas El desarrollo Sustentable. Transformación productiva, equidad y medio ambiente (1991) e Transformación productiva con equidad (1996) marcaram o pensamento desenvolvimentista ao longo da década. 

Durante as décadas de afastamento do planejamento (1980 e 1990), o ILPES, juntamente com a CEPAL, manteve seu discurso sobre a importância do papel do Estado e promoveu a adoção de metodologias de planejamento estratégico e gestão pública, para apoiar os esforços do países no reordenamento dos equilíbrios macroeconômicos e, no nível microeconômico; avaliação; políticas e planejamento regional e planejamento estratégico do desenvolvimento ao nível local; descentralização fiscal e administrativa, e as novas estruturas do Estado para esses fins, bem como nos processos de privatizações e externalizações e nos novos sistemas e processos de investimento público que os acompanharam. No final da década de 1990, começaram os primeiros estudos prospectivos no Instituto, com o objetivo de apoiar os países a começar a planejar o desenvolvimento para o futuro. E face aos problemas associados à globalização e à competitividade, reflete-se sobre o seu impacto no território e as estratégias para o enfrentá-los no nível local por meio do desenvolvimento endógeno e da competitividade territorial. 

Publicações em destaque

Seleção de seminários (década de 1990)

Cover Documento del Seminario

Seminario sobre Descentralización Fiscal y Bancos de Proyectos: compendio de documentos / CEPAL-ILPES | BIRF-Economic Development Institute (1991)

Seminário sobre Descentralização Fiscal e Bancos de Projetos, 2-5 de outubro de 1990. ( LC/IP/L.33)

Cover Problemas del desarrollo social de América Latina

El presupuesto frente a los nuevos retos de la planificación y coordinación de políticas públicas: informe final / CEPAL-ILPES (1992)

Seminario sobre Presupuestos Públicos y Gestión Estratégica del Estado No. 1, México DF, 27-30 de agosto de 1991. (LC/IP/G.65)

Cover del documento

Seminar on “Project Data Bank and Public Sector Investment Programming / BIRF-EDI / ECLAC-ILPES (1991)

Seminário em Kingston, Jamaica, 22 - 24 de novembro de 1991, Compêndio de quatro volumes (Volume I: Proceedings and Final Report; Volume II: List of Selected National Papers; Volume III: List of Selected Institutional Papers; Volume IV: Manuel for Project Identification, Formulation and Appraisal).

 

Cover del documento

Modelos e instrumentos para evaluar políticas presupuestarias: informe final (1993)

Segundo Seminário sobre Presupuestos Públicos e Gestão Estratégica do Estado, Buenos Aires, 23-26 de junho de 1992, Secretaría de Hacienda del Ministerio de Economía, Obras y Servicios Públicos de Argentina, Instituto Internacional de Administração Pública da França (IIAP) e ILPES. Patrocinado pela Associação Interamericana e Ibérica de Orçamento Público (ASIP) e pela Associação Argentina de Orçamento Público (ASAP). (LC/IP/G.71)

Cover Serie Textos del ILPES

Seminario-Taller sobre Programación de Inversiones y Banco de Proyectos: compendio de documentos y conclusiones (1993)

Seminário organizado pela ONAPLAN, IDE, UNDP, CEPAL e ILPES, realizado em Santo Domingo, República Dominicana, de 14 a 15 de janeiro de 1993. (LC/IP/L.76)

Cover del documento

Partidos políticos y gestión estratégica (1997)

Seminário Internacional "Partidos Políticos e Gestão Estratégica do Estado" em Brasília, Brasil, 28 e 29 de novembro de 1997, organizado em conjunto com o Governo do Brasil, o Governo da Itália, o Governo do Brasil e o Governo da República Dominicana, 28 e 29 de novembro de 1997.  (LC/IP/L.135)