Naciones Unidas

Planejamento para o desenvolvimento nos 60 anos do ILPES

Década de 2000 até o ano 2015: o planejamento para um desenvolvimento com a igualdade no centro

Às vésperas do novo milênio, a CEPAL propõe a equidade como eixo principal para orientar o desenvolvimento dos países da região para adiante: ou seja, a redução da desigualdade em suas múltiplas dimensões - social, econômica, cultural, política, tecnológica, territorial -, a validade dos direitos econômicos, sociais e culturais, e a finalidade de garantir os direitos da população como responsabilidade indelegável do Estado. Em setembro do mesmo ano, os 189 Estados Membros das Nações Unidas assinam a Declaração do Milênio, um roteiro de oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que representaram um compromisso de todas as nações para reduzir a pobreza e a fome, reduzir as doenças, a desigualdade entre os sexos, abordar a falta de educação, a falta de acesso à água e saneamento, e deter a degradação ambiental. 

O ILPES acompanha os países da região na transição do planejamento econômico para o planejamento do desenvolvimento sustentável e incorpora técnicas para um processo de modernização do Estado e planejamento de políticas públicas com equidade no centro. Nesse sentido, evoluem as áreas substantivas do Instituto: a abordagem estratégica da gestão do setor público e das políticas orçamentárias, o fortalecimento dos sistemas de investimento público, a avaliação das políticas públicas e a gestão do desenvolvimento local e regional. Tudo em busca do fortalecimento de um Estado mais eficiente, proativo e eficaz, com a cidadania no centro de suas ações. 

No final do período, embora com avanços favoráveis ​​no crescimento, emprego e redução da pobreza e da desigualdade, e em um contexto de consolidação da democracia, aumento da receita e do gasto público e fortalecimento da capacidade de gestão, as lacunas de desenvolvimento permaneceram consideráveis ​​e desafiadoras nos países da região. Nessa conjuntura, a CEPAL defende uma nova equação entre Estado, mercado e sociedade para transformar o progresso exibido nos países em um processo durador que apontasse para um desenvolvimento sustentável inclusivo e com igualdade no centro do desenho das políticas públicas. Para isso, o exercício do planejamento é reposicionado para orientar e formular políticas de Estado com horizontes de longo prazo, construídas de forma participativa em torno de uma agenda comum de desenvolvimento. O ILPES participa ativamente no apoio a esses processos, por meio de estudos, consultorias, atividades de capacitação e a criação de um repositório de planos de desenvolvimento de todos os países da América Latina e do Caribe. 

Publicações em destaque

Seleção de seminários (2000 a 2015)

Funciones básicas de la planificación (2000) / Garnier Rímolo, R. [et.al]

Seminário de Alto Nível sobre Funções Básicas de Planejamento, Port of Spain, Trinidad e Tobago, 5-6 de outubro de 2000.

Cuadernos del ILPES No. 46 (LC/IP/G.126-P)

Cover Serie Manuales No. 23

La modernización de los sistemas nacionales de inversión pública: análisis crítico y perspectivas (2002) / Ortegón, E. [et.al]

Seminário sobre Sistemas Nacionais de Investimento Público na América Latina e no Caribe: Balance de Dos Décadas, Santiago, 5-6 de novembro de 2001.

Serie Manuales No. 23 (LC/IP/L.216; LC/L.1830-P)

Cover Serie Seminarios y Conferencias No. 18

Sistemas nacionales de inversión pública en América Latina y el Caribe: balance de dos décadas: compendio general (2002)

Seminário sobre Sistemas Nacionais de Investimento Público na América Latina e no Caribe: Balance de Dos Décadas, Santiago, 5-6 de novembro de 2001.

Serie Seminarios y Conferencias No. 18

Cover Serie Seminarios y Conferencias No. 29

Gestión pública por resultados y programación plurianual: documentos presentados en la Primera Reunión de Responsables de Presupuesto de América Latina y el Caribe (2003)

Seminário Regional de Política Fiscal No. 15, Santiago, 27-30 de janeiro de 2003.

Serie Seminarios y Conferencias No. 29 (LC/IP/L.230; LC/L.1949-P)

 

Cover

Informe de la relatoría del Seminario sobre los Sistemas Nacionales de Inversión Pública en América Latina y el Caribe: Balance de Dos Décadas: síntesis de los documentos presentados (2002)

Seminario sobre los Sistemas Nacionales de Inversión Pública en América Latina y el Caribe: Balance de Dos Décadas, Santiago, 5-6 noviembre 2001.