O período da década de 1970 até o final da década de 1980 foi marcado por profundas transformações econômicas, políticas, sociais e territoriais na América Latina e no Caribe. A partir da crise da dívida externa e da implementação de políticas de ajuste estrutural por diversos países da região e promovidas no âmbito do Consenso de Washington, selou-se a promoção de um novo estilo de desenvolvimento na região. Esse período marcou uma inflexão global no pensamento econômico sobre o papel do mercado como principal mecanismo de promoção do desenvolvimento e, na América Latina e no Caribe, essa mudança levou a uma crescente desregulamentação e liberalização das economias, um aprofundamento da inserção externa a partir da promoção das exportações e um saneamento das finanças públicas, com a consequente redução do Estado e a sua menor intervenção na economia.
A partir da década de 1970, o Estado e o planejamento deixaram de ter o peso do período anterior, como consequência das mudanças na orientação do padrão de desenvolvimento que a grande maioria dos países da região assumiu. Nesse período, as políticas públicas deixaram de considerar o planejamento de longo prazo porque a crise macroeconômica, a hiperinflação e a estagnação do crescimento dominaram a atenção dos programas públicos. Nesse sentido, grande parte do trabalho do ILPES e da CEPAL centrou-se na superação da crise.
Nesse período, a pesquisa do ILPES concentrou-se na programação econômica do setor público, políticas sociais, programação de investimentos e projetos e planejamento e políticas regionais. Em relação a este último, a desigualdade como problema decorrente dos novos padrões de desenvolvimento passa a orientar o pensamento sobre o desenvolvimento territorial no período. Desde meados da primeira década do ILPES, o desenvolvimento regional faz parte do pensamento do ILPES. Neste período, no que diz respeito aos determinantes do desenvolvimento territorial e às alternativas para conseguir uma redução das desigualdades existentes na América Latina e no Caribe, surge o conceito de desenvolvimento endógeno e se elevam os limites impostos pela acumulação capitalista para alcançar o desenvolvimento socioespacial mais equilibrado.
Planificación y presupuesto por programas
/
Martner, G. | CEPAL
La planificación del desarrollo agropecuario: un enfoque para América Latina
/
González, J. et al. | CEPAL
Polos de crecimiento: la teoría y la práctica en América Latina
/
ILPES-CEPAL
Guía para la presentación de proyectos
/
ILPES-CEPAL
Dimensiones de una planificación participativa
/
Flisfisch, A., Franco, R. y Palma, E. | CEPAL
Experiencias de planificación regional en América Latina: una teoría en busca de una práctica
/
ILPES-CEPAL
Estilos de planificación y sistemas de empresas públicas en América Latina
/
ILPES-CEPAL
Planificación social en América Latina y el Caribe
/
Franco, R. | ILPES-CEPAL | UNICEF
Planificación, ciencia y tecnología y toma de decisiones para el desarrollo de América Latina y el Caribe
/
Calderón, H. y Sáez, R. | CEPAL
Proceso de planificación municipal: actualidad y futuro de lo local
/
Ahumada, J., Fuensalida, C. y Morales, E. | CEPAL
Política económica, organización social y desarrollo regional: elementos para armar una teoría del desarrollo regional
/
Boisier, S. | CEPAL
Pobreza, necesidades básicas y desarrollo
/
Franco, R. | ILPES-CEPAL | PNUD | UNICEF
Disparidades regionales y pobreza
/
Martin, J. | CEPAL
Industrialização e desenvolvimento do Nordeste: anais do Seminário realizado em Brasília
/
ILPES-CEPAL | PNUD | Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social
Aspectos metodológicos de las políticas de desarrollo social
/
ILPES-CEPAL
La dimensión ambiental en la planificación del desarrollo
/
ILPES-CEPAL | PNUMA
Notas para una discusión sobre algunos aspectos de la planificación
/
CEPAL
Towards a new planning approach in the small Caribbean countries
/
Ortegón, E. | CEPAL
Ensayos sobre descentralización y desarrollo regional
/
Boisier, S. | CEPAL
Estadística básica para planificación con una parte nueva sobre muestreo
/
Núñez del Prado, A. | CEPAL
Bases metodológicas y operativas para la administración de la inversión pública
/
ILPES-CEPAL
La inversión pública y el ciclo de los proyectos = Public investment and the project cycle
/
ILPES-CEPAL
Aspectos conceptuales y operativos del proceso de planificación de la salud
/
Durán Morales, H. | CEPAL
Sistema de información y predicción macroeconómico para la planificación
/
CEPAL-ILPES
Relatório da Primeira Reunião de Funcionários de Planejamento no Caribe, Reunião da CEPAL realizada em Havana, de 25 a 31 de janeiro de 1979. E/CEPAL/CDCC/49/REV.3
Simpósio Internacional sobre Políticas de Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe durante os anos oitenta em Santiago do Chile, de 12 a 15 de abril de 1982, organizado pela ILPES, CEPAL UNICEF (Escritório Regional para as Américas).
Colóquio Internacional sobre Novas Orientações para o Planejamento em Economias de Mercado, organizado conjuntamente pelo Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Santiago, Chile, de 25 a 27 de agosto de 1986. Publicado na Revista CEPAL nº 31. (LC/G.1452)
Encontro Latino-Americano de Planejamento Econômico e Gestão Pública: Democracia Diante do Desafio do Estado Eficiente em Buenos Aires, Argentina, 23-26 de setembro de 1987 Edição do XXV Aniversário da ILPES.
Seminário sobre Gestão de Gastos Públicos e Programação de Investimentos em Santiago, Chile, 25-28 de setembro de 1989, organizado pelo ILPES e pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico (SDI) do Banco Mundial. (LC/IP/L.30)
Seminário Interagencial sobre Descentralização e Desconcentração de Setores Sociais e Serviços Seminário realizado em Brasília, Brasil, de 9 a 12 de outubro de 1989, organizado pela ILPES, OPAS/OMS, OREALC/UNESCO. (LC/IP/R.81)