Naciones Unidas

Planejamento para o desenvolvimento nos 60 anos do ILPES

Meados dos anos setenta até dos anos 80 (1977-1990): o afastamento do planejamento

O período da década de 1970 até o final da década de 1980 foi marcado por profundas transformações econômicas, políticas, sociais e territoriais na América Latina e no Caribe. A partir da crise da dívida externa e da implementação de políticas de ajuste estrutural por diversos países da região e promovidas no âmbito do Consenso de Washington, selou-se a promoção de um novo estilo de desenvolvimento na região. Esse período marcou uma inflexão global no pensamento econômico sobre o papel do mercado como principal mecanismo de promoção do desenvolvimento e, na América Latina e no Caribe, essa mudança levou a uma crescente desregulamentação e liberalização das economias, um aprofundamento da inserção externa a partir da promoção das exportações e um saneamento das finanças públicas, com a consequente redução do Estado e a sua menor intervenção na economia. 

A partir da década de 1970, o Estado e o planejamento deixaram de ter o peso do período anterior, como consequência das mudanças na orientação do padrão de desenvolvimento que a grande maioria dos países da região assumiu. Nesse período, as políticas públicas deixaram de considerar o planejamento de longo prazo porque a crise macroeconômica, a hiperinflação e a estagnação do crescimento dominaram a atenção dos programas públicos. Nesse sentido, grande parte do trabalho do ILPES e da CEPAL centrou-se na superação da crise. 

Nesse período, a pesquisa do ILPES concentrou-se na programação econômica do setor público, políticas sociais, programação de investimentos e projetos e planejamento e políticas regionais. Em relação a este último, a desigualdade como problema decorrente dos novos padrões de desenvolvimento passa a orientar o pensamento sobre o desenvolvimento territorial no período. Desde meados da primeira década do ILPES, o desenvolvimento regional faz parte do pensamento do ILPES. Neste período, no que diz respeito aos determinantes do desenvolvimento territorial e às alternativas para conseguir uma redução das desigualdades existentes na América Latina e no Caribe, surge o conceito de desenvolvimento endógeno e se elevam os limites impostos pela acumulação capitalista para alcançar o desenvolvimento socioespacial mais equilibrado. 

Publicações em destaque

Seleção de seminários (meados dos anos 1970 a fins dos anos 1980)

Cover documento de la reunión

Informe de la Primera Reunión de Expertos en Planificación del Caribe / CEPAL. Oficina para el Caribe (1979)

Relatório da Primeira Reunião de Funcionários de Planejamento no Caribe, Reunião da CEPAL realizada em Havana, de 25 a 31 de janeiro de 1979. E/CEPAL/CDCC/49/REV.3

Cover documento

Desarrollo social en los 80 / Rolando Franco y J.C. Zavala (1983)

Simpósio Internacional sobre Políticas de Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe durante os anos oitenta em Santiago do Chile, de 12 a 15 de abril de 1982, organizado pela ILPES, CEPAL UNICEF (Escritório Regional para as Américas).

Cover Revista CEPAL 31

Coloquio Internacional sobre Nuevas Orientaciones para la Planificación en Economías de Mercado (1987)

Colóquio Internacional sobre Novas Orientações para o Planejamento em Economias de Mercado, organizado conjuntamente pelo Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Santiago, Chile, de 25 a 27 de agosto de 1986. Publicado na Revista CEPAL nº 31. (LC/G.1452)

Cover Serie Seminarios y Conferencias No. 29

La democracia frente al reto del Estado eficiente / A. Costa Filho; B. Kliksberg; y J. Martín (comp.) | CEPAL-ILPES / PNUD (1988)

Encontro Latino-Americano de Planejamento Econômico e Gestão Pública: Democracia Diante do Desafio do Estado Eficiente em Buenos Aires, Argentina, 23-26 de setembro de 1987 Edição do XXV Aniversário da ILPES.

 

Cover

Seleção dos documentos apresentados ao Seminário "Gestión del Gasto Público y Programación de Inversiones" / CEPAL-ILPES / Banco Mundial (1990)

Seminário sobre Gestão de Gastos Públicos e Programação de Investimentos em Santiago, Chile, 25-28 de setembro de 1989, organizado pelo ILPES e pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico (SDI) do Banco Mundial. (LC/IP/L.30)

Cover Cuadernos del ILPES No. 25

Seminario Interagencial acerca de la Descentralización y Desconcentración de los Sectores y los Servicios Sociales (1990)

Seminário Interagencial sobre Descentralização e Desconcentração de Setores Sociais e Serviços Seminário realizado em Brasília, Brasil, de 9 a 12 de outubro de 1989, organizado pela ILPES, OPAS/OMS, OREALC/UNESCO. (LC/IP/R.81)