O Conselho Regional de Planejamento (CRP) é o órgão subsidiário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) encarregado da orientação substantiva das atividades do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES). Foi criado em 1975 como um Comitê Técnico em virtude da Resolución 340 (AC.66) da Oitava Reunião Extraordinária do Comitê Plenário da CEPAL. Constituído pelos ministros e demais autoridades de planejamento dos Estados membros da CEPAL, passou a se denominar Conselho de Planejamento Regional em 1988. Seus acordos constam de resoluções ratificadas nas sessões da CEPAL. Junto com seu Conselho de Administração, que se reúne a cada dois anos, constituem os principais órgãos de orientação e consulta na condução dos programas de trabalho do ILPES, bem como na avaliação de seus resultados.
No âmbito das atividades do Conselho de Planejamento Regional, em 1977 foi organizada a primeira Conferência de Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe, instância que gradualmente se tornou o principal fórum de organizações de planejamento da América Latina e Caribe para o intercâmbio e análise da situação e progresso do planejamento na região e seus obstáculos.
Para cada reunião do CRP, o ILPES gera um documento de posição com o objetivo de enquadrar as discussões analíticas. Esses documentos históricos são apresentados a seguir, organizados por estágio de pensamento do Instituto até os dias atuais.
Explore toda a coleção de documentos del CRP.