Naciones Unidas

Raúl Prebisch e os desafios do desenvolvimento no século XXI

 

As ideias de Prebisch e, de modo geral, da CEPAL fizeram parte de uma ampla gama de correntes de pensamento que reconhecem que os desafios do desenvolvimento dependem da forma como se estruturam as relações econômicas, sociais e políticas nas diferentes sociedades, as quais, por sua vez, integram um sistema mundial hierarquizado e desigual.

O ponto de partida do método histórico-estrutural é a noção de que os países menos desenvolvidos e os desenvolvidos enfrentam problemas qualitativamente distintos e que a formulação de políticas e o fortalecimento das capacidades do Estado são condições determinantes para que os países menos avançados possam se transformar e atingir níveis de desenvolvimento mais altos.

Prebisch, a CEPAL e o método histórico-estrutural

Estrutura e ciências sociais como método para compreender a realidade

O método histórico-estrutural destaca a importância do contexto histórico para entender o funcionamento da economia e da sociedade. Nesse contexto, argumenta-se que, embora a ciência econômica e social deva buscar estabelecer leis gerais, também é preciso reconhecer que uma teoria geral encontra grandes obstáculos ao tentar explicar circunstâncias históricas em constante evolução. Como a economia é uma ciência social e as estruturas econômicas e sociais são tão variáveis, são reduzidas as possibilidades de elaborar teorias válidas para todo tempo e lugar.

Por outro lado, o método considera um enfoque próximo ao que se poderia identificar como a economia política clássica, um contexto em que os aspectos sociais e políticos desempenham um papel determinante para o funcionamento da economia, o que leva a enfoques que hoje seriam chamados de interdisciplinares. Ademais, o método histórico-estrutural parte da ideia de que os próprios pesquisadores são sujeitos sociais que ao procurar analisar a sua realidade, se veem sobrecarregados pelo peso da sua subjetividade, o que exige um esforço ainda maior em termos de análise crítica.

Estrutura no sistema econômico mundial: hierarquias e interdependências

O método histórico-estrutural ressalta, por outro lado, a relevância das estruturas econômicas e sociais e a existência de sistemas econômicos e sociais com hierarquias e funções diferenciadas. Também destaca que o processo de desenvolvimento socioeconômico consiste em um conjunto de transformações estruturais e que ele pode ser freado caso não seja possível transformar as estruturas, mesmo que exista um processo de acumulação de fatores produtivos.

Prebisch e a CEPAL abordaram um tipo privilegiado de estrutura, o da economia internacional, caracterizada pelas relações entre centro e periferia, com distintos papéis, níveis de desenvolvimento relativo e configurações sociais, econômicas e culturais distintos. Não se trata apenas de captar as diferenças entre dois tipos de economia, mas sim de encará-las como parte de um todo interdependente que tem sua própria dinâmica.

A ênfase nas estruturas internacionais não diminui a importância do estudo e da consideração das estruturas nacionais. Portanto, Prebisch e a CEPAL analisaram a estrutura agrária, a composição do sistema produtivo interno, as formas particulares dos mercados de fatores e de bens, as capacidades do Estado e a sua burocracia, e as estruturas demográficas, entre tantos outros aspectos.

Aplicação do método histórico-estrutural na atualidade

Ao considerar a própria vida e as ideias de Prebisch, é preciso ser fiel a esse mesmo método. Suas ideias e ações devem ser situadas no seu contexto e é importante compreender tanto os componentes mais persistentes do seu pensamento, como as mudanças por que eles passaram.

Estos pueden verse como reflejos de las transformaciones del contexto, pero también como una expresión más intrínsecamente científica, fruto de un proceso de acumulación de conocimiento y de aprendizaje. En todo caso, sin embargo, se debe pensar en Prebisch como un actor, con sus intenciones, sus prejuicios, sus ambiciones, sus valoraciones y sus sentimientos. Nada mejor para entender claramente estos aspectos que considerar sus complejas relaciones con la política de su querida y sufrida Argentina.

Assim, ao abordar a vida e a obra de Prebisch, longe procurar dogmatizar e normalizar o seu pensamento e estereotipar a sua pessoa, deve-se tentar capturar toda a riqueza conceitual, histórica e pessoal de um dos principais protagonistas do século XX na América Latina e de um dos latino-americanos mais influentes do seu tempo.

Entrevistas

Osvaldo Sunkel: El método histórico estructural (Marzo 2013 - 1:59)


Antonio Prado: Prebisch y el pensamiento autónomo de la América Latina y el Caribe  (diciembre 2013 - 3:13)


Luis Bértola: El método histórico estructural (Octubre 2013 - 2:59)