Naciones Unidas

Raúl Prebisch e os desafios do desenvolvimento no século XXI

Prebisch, a CEPAL e a frondosa árvore da Teoria do Desenvolvimento


Em outras seções deste website são apresentadas e analisadas as ideias de Prebisch e da CEPAL sobre o desenvolvimento. 
O objetivo desta seção será situar Prebisch e a CEPAL em uma frondosa árvore de ideias e teorias que tem origens profundas na história e que continua sendo enriquecida até os nossos dias.


Além do valor que queiramos atribuir às contribuições do pensamento latino-americano, não se deve perder de vista que esse conjunto de ideias se desenvolveu por meio de intensa interação com outros protagonistas do seu tempo e bebeu na fonte de obras clássicas da economia. 

Por outro lado, ao buscar compreender os desafios do século XXI para o desenvolvimento da América Latina, faz-se necessário um olhar crítico e amplo, que capture as contribuições de diferentes pensadores e evite cair em um enfoque autorreferenciado e estreito.

Assim, apresentamos uma árvore com os principais ramos das teorias do desenvolvimento que cresceram e interagiram ao longo de dois séculos. Esta árvore se organiza em torno de um tronco principal, que se sustenta em alguns eixos centrais para organizar as diferentes correntes.
A partir daí, a árvore pode se desdobrar em diferentes dimensões, que abrangem alguns temas críticos, como a evolução técnica, a desigualdade, o comércio internacional, as instituições e a governança global.