Big Push para o desenvolvimento de territórios vulneráveis no Brasil – Caso metodologia DIST (Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território) / Mara Luisa Alvim Motta, Verusca Couto de Oliveira, Lucas Taveira Crisóstomo e Caio SilveiraFecha de publicación: 2020
Resumo
O objetivo desse estudo é analisar o Desenvolvimento de Territórios Vulneráveis no Brasil – caso Metodologia DIST (Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território) em Empreendimentos de Habitação de Interesse Social, da Caixa Econômica Federal, no marco de abordagem “Big Push para Sustentabilidade”. O DIST é uma estratégia de atuação em territórios vulneráveis que visa estimular o desenvolvimento integrado e a sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental das comunidades atendidas. De 2013 a 2019, foram investidos mais de R$ 24 milhões no apoio a projetos, beneficiando mais de 50 mil famílias em todas regiões do País.
O DIST parte do potencial de cada localidade e da coparticipação comunitária para a elaboração de ações específicas, podendo ser entendida como Big Push para o desenvolvimento e a sustentabilidade destes territórios. Dentre as lições aprendidas, destacamos: (i) reconhecimento das singularidades locais; (ii) governança territorial conduzidas pelos atores locais; (iii) necessidade de impulsionar o empreendedorismo; e (iv) o desafio do envolvimento dos entes públicos locais.
Palabras-chave:
Cobertura geográfica: Nacional
Setor: Infraestrutura
Tipo de medida: Política corporativa