Objetivos globais - respostas locais: a contribuição do Complexo Eólico Brota de Macaúbas para o “Big Push para a Sustentabilidade” no Brasil / Orlando San Martin, Bianca Barros e Thiago TomazzoliFecha de publicación: 2020
Resumo
O estudo de caso apresentado neste artigo tem como objetivo mostrar como os investimentos do setor privado influenciados pelas atuais práticas empresariais e ancorados em teorias de desenvolvimento econômico, enfatizando a importância dos limites biofísicos e da igualdade, podem contribuir para a agenda global de desenvolvimento promovendo iniciativas locais. As iniciativas socioeconômicas promovidas pelo Complexo Eólico Brotas de Macaúbas são componentes fundamentais para a estratégia da Conduta de Responsabilidade Corporativa. O desenvolvimento e operação de projetos renováveis em território nacional está intrinsecamente relacionada ao plano de atividades centrais da empresa, bem como ações socioambientais relacionadas direta ou indiretamente a licenças de operação e instalação. Os resultados apresentados neste trabalho confirmam como, no caso do Complexo Eólico Brota de Macaúbas, integrar as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) deve ser considerado um dos principais fatores de sucesso.
Intervenção ativa e ações coordenadas para enfrentar conjuntamente os desafios sociais e ambientais são necessários e justificadas como parte de um “Big Push para sustentabilidade” também porque a maioria das pessoas particularmente vulneráveis aos impactos físicos das mudanças climáticas são povos cujo modo de vida é inextricavelmente ligados à natureza e que carecem dos recursos econômicos necessários para se adaptar a mudanças severas. Uma abordagem de direitos humanos e socialmente inclusiva para o desenvolvimento são elementos-chave nas práticas de negócios no contexto atual.
Palavras-chave
Cobertura geográfica: Nordeste
Setor: Infraestrutura
Tipo de medida: Política corporativa