Living Lab: ecossistema real para testes de tecnologias e soluções energéticas / Viveiro Giulianno Bolognesi Archilli, Natalia Tadokoro Ricci e Rafael Moya Rodrigues PereiraFecha de publicación: 2020
Resumo
Perante à demanda por mecanismos de desenvolvimento sustentável, o Living Lab é desenvolvido como uma plataforma de testes de tecnologias emergentes e soluções energéticas em ecossistema real. Desse modo, integra cinco frentes de inovação -energia solar, mobilidade elétrica, armazenamento de energia, desagregação de consumo e um campus universitário inteligente- criando um modelo de ambiente mais autônomo e sustentável.
O projeto é aplicado em Barão Geraldo (Campinas-SP), que abrange cerca de cem mil pessoas e um importante centro acadêmico e de pesquisa, visto que abriga uma das mais reconhecidas universidades da América Latina, a Unicamp, e importantes centros de pesquisa como CPqD e CNPEM. Assim, o Grupo CPFL Energia desenvolveu parcerias com esferas locais para desenvolvimento do projeto.
Este laboratório vivo representa uma importante iniciativa para enfrentar as desigualdades estruturais de países com um estilo de desenvolvimento assimétrico como o Brasil. Assim, garante impulso para a sustentabilidade, de modo a reduzir lacunas e impactar positivamente as dimensões econômica, social e ambiental.
Palavras-chave
Cobertura geográfica: Sudeste
Setor: Infraestrutura
Tipo de medida: Política corporativa